Isso porque todo comportamento pode ser aprendido ou modificado de maneira eficiente. Seja uma habilidade simples ou mais complexa, como interações sociais, tudo pode ser trabalhado através de ABA. Vamos entender como?
Quebra em Pequenos Passos
Comportamentos mais complexos são divididos em pequenas etapas. Queremos ensinar a criança a escovar os dentes? Primeiro ensinamos a pegar a escova, depois a colocar pasta, e assim por diante, até que ela domine todas as etapas. Cada pequeno passo é um grande avanço!
Aprendizagem Individualizada
Na ABA, olhamos para o comportamento de forma individualizada. Cada criança tem seu ritmo e suas necessidades, e ajustamos as intervenções para que ela aprenda da forma mais eficiente e positiva possível.
Comportamentos São Tudo o Que Fazemos
Desde sorrir, pedir algo, seguir uma rotina, até regular emoções. Todos esses são comportamentos que podem ser observados, analisados e ensinados. ABA estuda esses comportamentos e, com isso, podemos criar estratégias para ensiná-los ou aprimorá-los.
Reforço Positivo: O Segredo do Sucesso
Usamos o reforço positivo para incentivar comportamentos desejados. Isso significa que, quando a criança apresenta um comportamento que queremos incentivar (como dizer “por favor” ou fazer contato visual), ela recebe algo positivo em troca — pode ser um elogio, um brinquedo favorito, ou algo que ela goste muito. Isso torna o aprendizado mais natural e eficaz!
Comportamento é tudo o que fazemos — e com ABA, podemos ensinar tudo! Seja desenvolver habilidades sociais, comportamentos acadêmicos ou habilidades do dia a dia, ABA nos dá as ferramentas para trabalhar e melhorar de forma contínua.
Quer saber mais sobre como ABA pode ajudar no desenvolvimento do seu filho? Comente aqui ou envie uma mensagem!
Comments